MundoNOTÍCIAS

Escolas em Portugal → 2019 a 2020

Para entender melhor como funciona o sistema de ensino em Portugal, primeiramente tivemos que nos adaptar as escolas e ao pedagógico. Enfim são bem diferentes do Brasil.

Então nesse artigo vamos entender como são os níveis de escolaridades, o ano letivo e os documentos necessários para matrícula.

No entanto sobre o pedagógico vou falar um pouco, porque o mais importante antes de tudo é conhecer sobre como funciona as escolas em Portugal.

Material Escolar, Papelaria, Notas, Abstract, Papelada
Escolas

Níveis das Escolas em Portugal

Em primeiro lugar as escolas em Portugal tem um sistema de ensino dividido em três níveis:

  • Ensino básico,
  • Secundário;
  • Superior.

Assim sendo necessário cumprir 12 anos de estudo, onde seu inicio é aos 06 anos de idade até completar 18 anos de idade.

Ensino Básico

– 1º Ciclo: do 1º ano ao 4º ano;

– 2º Ciclo: do 5º ano ao 6º ano;

– 3º Ciclo: do 7º ano ao 9º ano.

Ensino Secundário: (ensino médio no Brasil)

– 10º ano (1º ano ensino médio);  – 11º ano (2º ano do ensino médio); – 12 º ano (3º ano do ensino médio).

O Ensino Secundário

Para os adolescentes do 15 aos 18 anos, existe o ensino secundário que oferece os seguintes cursos por área:

  • Científico humanísticos;
  • Tecnológicos;
  • Artísticos especializados;
  • Profissionais.

Assim sendo para saber mais detalhes sobre cada um deles, deverá consultar individualmente. Pois cada um tem suas especificidades.

>> CLICA NA IMAGEM << e conheça nosso Instagram e curta mais VIAGEM E DESCOBERTAS!

No entanto nesse artigo vou destacar o curso Cientifico Humanístico que oferece Ciências e Tecnologias, onde minha filha está matriculada.

Científico Humanístico

São direcionados para o prosseguimento de estudos para ingressar no ensino superior, destina-se aos alunos que concluíram o 9º ano ou equivalente. Ou seja, obtendo um diploma de conclusão do secundário, sem obter qualificação profissional. Assim sendo nessa etapa o aluno deve escolher qual a área pretendida para cursar no ensino superior.

Há 4 cursos científicos humanísticos:

  • Ciências e Tecnologias;
  • Ciências Socioeconômicas;
  • Línguas e Humanidades;
  • Artes Visuais.

A saber que cada curso apresenta uma área especifica.

Plano de Estudo do Curso

No curso de Ciências e Tecnologias, é possível ver que algumas disciplinas são obrigatórias para todos os anos, e outras que não são necessárias.

De acordo com Direção-Geral da Educação de Portugal sobre esse curso:

Formação Geral: 

Português (10.º, 11.º e 12.º anos)

Língua Estrangeira III ou III – Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês (10.º e 11.º anos)

Filosofia (10.º e 11.º anos)

Educação Física (10.º, 11.º e 12.º anos)

Formação Especifica:

  • Trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos)

Matemática A

  • Bienais (10.º e 11.º anos) – O aluno escolhe duas disciplinas bienais –opções (a):

Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)

Física e Química A (10.º e 11.º anos)

Geometria Descritiva A (10.º e 11.º anos)

  • Anuais (12.º) – O aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12.º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto deopções (b):

 

Opções (b) Opções (c)
Biologia

Física

Geologia

Química

Antropologia (d)

Aplicações Informáticas B (d)

Ciência Política (d)

Clássicos da Literatura (d)

Direito (d)

Economia C (d)

Filosofia A (d)

Geografia C (d)

Grego (d)

Língua Estrangeira I, II ou III (d)

Psicologia B (d)

(d) Oferta dependente do projeto educativo de escola

Frequência Facultativa:

Educação Moral e Religiosa

É diferente do currículo do ensino médio do Brasil, aqui eles já preparam os alunos para o curso que vão seguir no curso superior. Por isso par fazer o curso no secundário em Portugal, deve escolher antes o seu curso superior, porque mais adiante querer trocar de curso, tem que começar no 10º ano, podendo eliminar algumas matérias.

Fonte: https://www.dge.mec.pt/

As Notas nas Escolas

As notas, chamadas de valores, e tudo que o aluno faz é constantemente avaliado. Por exemplo: disciplina, comportamento, assiduidade, compromisso, fichas, trabalhos para casa, avaliações, trabalhos em grupos/individuais, apresentações, entre outros.

Sobre o Ensino Básico os valores valem 100, mas no final de cada período são aferidas em uma escala de 0 a 5. Por exemplo: se você tirar de 90% a 100% = muito bom = 5.

Contudo no Ensino Secundário as notas vão de 0 a 20, e no final dos dois últimos anos os alunos fazem os chamados Exames Nacionais, que são provas das matérias especificas requisitadas pelo curso superior que escolher.

Os Exames do secundário ajudam ao somatório de uma nota final que eles utilizam para o ingresso na universidade, não há vestibular/Enem como no Brasil. As notas que o aluno alcançar no decorrer do secundário são integradas ao somatório para a média final, ou seja, para ingressar na universidade.

Matrícula em Portugal 2019 a 2020

No entanto os responsáveis pelos educandos, menores de 18 anos, são chamados de Encarregados de Educação em Portugal. Dessa forma devem ir à escola mais próxima de sua residência, dar entrada no processo de matrícula com os seguintes documentos:

– Histórico escolar (reconhecido e apostilado conforme a Convenção de Haia);

– Carteira de vacinação (pode levar ao posto de saúde e fazer a troca pela de Portugal);

– Passaporte da criança ou do adolescente;

– Uma foto 3×4;

– Ficha de matrícula preenchida (que são muitas folhas, prepare um tempo e leia com atenção);

– Comprovante de residência; NIF (documento equivalente ao CPF do Brasil; das crianças ou adolescentes e do responsável.

Mensalidade, Manuais (Livros) e Alimentação

Antes de tudo não há cobrança de mensalidade na escola pública, e os Manuais são oferecidos pelo governo num sistema de voucher. Mas no início e no final do ano letivo eles são devolvidos à escola. Somente os Manuais de atividades, que funcionam como apoio a matéria são comprados, mas só se a escola adotar. 

Todos os alunos tem direito a alimentação na escola, mas tem um pagamento mínimo com valores diferenciados de acordo com seu escalão no imposto de renda, no máximo a refeição custa 1,70. Mas os alunos podem optar para levar a comida de casa (aqui é muito comum), levam em Marmitas. 

Horário de Aula

A carga horária varia de acordo com cada ano, onde os estudantes do primeiro ciclo têm que cumprir uma carga horária de 25 horas semanais. Mas os do segundo e terceiro ciclo encaram uma jornada de 30 horas. No entanto os horários variam de acordo com cada escola, o comum é as aulas começarem às 09h e terminarem 15h30min.

Entretanto no escola dos meus filhos eles entram 08:30/09:30 ficam até 12:30/13:30, dependendo do dia. Em seguida tem uma pausa para almoço com duração de 1 hora. Após retornam às 13:30/14:30 e ficam até às 17:30/18:15, alternando dias da semana.

Ano Letivo em Portugal

A princípio o Ano letivo de Portugal é diferente do Brasil, devido as estações do ano estarem de certa forma “invertidas”. O verão europeu acontece no final do mês junho até meados de setembro. Então as aulas são divididas em períodos. Dessa forma iniciamos as aulas em setembro e terminamos no início de junho, ficando assim:

– 1º Período: 10 a 13 de setembro/2019 até 17 de dezembro/2019 – Pausa para as Férias de Natal

– 2º Período: 06 de janeiro/2020 a 27 de março/2020 – Pausa para as Férias de Páscoa

– 3º Período: 14 de abril/2020 a 04 de junho ou 09 de junho ou 19 de junho. (vai depender dos anos de escolaridades). – Férias Escolares

Um pouco sobre o Pedagógico

Pelo meu entendimento como pedagoga e pós graduada no Brasil, o ensino de Portugal é tradicional, mas não arcaico, porque abordam assuntos atuais. No entanto em relação aos professores meus filhos acham que eles são mais respeitados, são autoridades em sala de aula, mas não autoritários.

Nesse momento vou falar sobre alguns assuntos que foram abordados nesse ano letivo: histórias de época; Europa e o Mundo; Geografia Mundial e seu contexto politico; Poesias; Literaturas; Cultura de diferentes povos; Monumentos, Redação com poucas palavras que faça sentido; Duas línguas estrangeiras (francês ou espanhol e inglês). 

Assim como cada turma tem uma representante que é chamada de DT – Diretor de Turma. Onde esse professor representa a turma em todo contexto escolar, tanto o aluno, quanto os responsáveis. Nesse sentido eu gostei, mas seria difícil explicar em detalhes como funciona. Em suma tenho muito para relatar, mas ficaria extenso.

Curiosidades nas Escolas em Portugal 

– Antes de tudo na escola os alunos tem cacifos, são armários para poderem colocar seus livros e materiais escolares;

– Todos os alunos tem que copiar o sumário, ditado pelo professor assim que entra na sala, passando o conteúdo que será dado no dia;

– Entre uma aula e outra (independentemente de ser da mesma matéria ou não), existem intervalos de 5, 10, e 15 minutos. Nesse momento as vezes os alunos devem mudar de sala dependendo da matéria. Mas com toda certeza conseguem dar aquela descansada e fazer um lanche;

– No entanto quando os alunos estão fora da sala no intervalo, só devem regressar para a sala quando entrar o professor;

– Além disso o professor é chamado de Professor, não pelo nome.

Assim sendo vale lembrar que essas curiosidades são da escola que meus filhos estudam. Onde um está cursando o 8º ano e a outra o 10º ano em Ciências da Tecnologia.

Como sou Pedagoga pós-graduada, estou satisfeita com o ensino de Portugal, assim sendo meus filhos se adaptaram bem a escola, ao ensino e aos novos colegas.

A saber que  mesmo falando português, é diferente do Brasil. Assim que chegamos em Portugal nossos filhos que sempre foram bons alunos na escola privada, se dedicaram a ler livros de autores português, para se habituarem na linguagem e escrita. Em outras palavras eles foram conhecendo mais sobre a nova cultura daqui e para serem melhores inseridos.

Conheça outros Lugares em Portugal

Boca do Inferno Cascais

Um lugar maravilhoso encantador é a Boca do Inferno em Cascais – Portugal, dessa maneira atraí turistas do mundo todo devido ao seu Ambiente Natural onde as rochas recebem as ondas do Oceano Atlântico.

Praia da Rainha em Cascais

Situando na história, D. Maria Pia, esposa de D. Luiz I só frequentava essa praia porque trazia seus filhos os príncipes D. Afonso e D. Carlos para aqui nadarem. 

Trabalhar em Casa com a Família

Nesse momento nossa família está começando a trabalhar em casa, conhecemos vários Métodos pela internet e começamos a estudar sobre cada um deles. Dessa forma criamos estratégias para alcançar nossas metas, de proporcionar aos nossos seguidores uma Viagem e Descobertas pelo mundo. Por fim trabalhar pela internet não é uma tarefa fácil como todos pensam, porque demanda tempo e dedicação.

Dicas de Viagem e Descobertas no Youtube!

Está gostando do nosso artigo? Então aproveite para visitar nosso canal no Youtube. Tem vídeos incríveis de Portugal, com dicas para te ajudar a planejar sua viagem dos sonhos. Logo depois pode se inscrever no canal ou CLICA NA IMAGEM para ver a nossa playlist. Assista agora:

 

Até a próxima Viagem e Descobertas!