EuropaPortugalVIAGEM

Museu da Eletricidade → Portugal

O Museu da Eletricidade está instalado na antiga Fábrica Central Tejo em Portugal, eletrificou a cidade de Lisboa no século XX.

A Fábrica Central do Tejo começa sua história na beira do rio, por onde as máquinas começaram a funcionar após a Primeira Guerra Mundial.

Além disso ela cumpriu serviço durante 50 anos, inicialmente era com o carvão, que eram descarregados pelos barcos que ali chegavam.

Por consequência a fábrica foi desativada devido a chegada das hidroelétricas, por serem mais baratas e menos poluentes. Mas sua estrutura é preservada e foi transformada num Museu.

Museu da Eletricidade em Portugal
Museu da Eletricidade → Portugal

Fábrica Central do Tejo

Construída em um terreno na zona de Belém, próximo ao Rio Tejo e a outros monumentos históricos, como o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e o Palácio e Museu da Presidência da República Portuguesa.

De acordo com a história a Central Tejo era uma central termoelétrica, construída em 1908 e esteve em funcionamento entre 1909 a 1972.

Inicialmente era gerada por carvão, depois a gás e em 1921 a Câmara de Lisboa decretou que a iluminação pública passasse a ser elétrica.

A mudança ocorreu devido a escassez de carvão durante a guerra, provocando assim o encerramento das fábricas à gás. Motivo real das elevadas condições precárias e atraso do processo de eletricidade da cidade de Lisboa.

Foto: Flavia Tulio @viagemedescobertas

A Fábrica deixa de funcionar no ano de 1975 e em 1976 passa a ser do grupo EDP, que decide em 1982 convertê-la num Museu. No ano de 1990 renasce como Museu da Eletricidade em Portugal.

A Fundação EDP tornou a fábrica num espaço de ciência de base industrial com um dos polos museológicos mais visitados de todo o país.

O edifício possui uma arquitetura industrial de estrutura de ferro revestida a tijolo, sua fachada exibe vários estilos artísticos.

Foto: Flavia Tulio @viagemedescobertas
Foto: Flavia Tulio @viagemedescobertas

Museu da Eletricidade em Portugal

Localizado na antiga central termoelétrica na Central do Tejo, o Museu da Eletricidade era onde produzida a energia para abastecer toda cidade.

Porém as portas só foram abertas em 1990, dez anos depois que os edifícios foram reabilitados. Somente em 2006 é que ela reabriu ao público, com melhoria ao nível cultural e multidisciplinar.

Com a finalidade de exposições temporárias e permanentes, através de demonstrações como as máquinas funcionavam e como era o ambiente de trabalho daquela época. Apresenta também uma evolução da eletricidade até as energias renováveis, por exemplo.

>> CLICA NA IMAGEM << e conheça nosso Instagram e curta mais VIAGEM E DESCOBERTAS!

Possui mais de 3500 peças, como aparelhos de medida, contadores, peças antigas, eletrodomésticos, iluminação, que já deixaram de fazer parte do nosso cotidiano.

Por outro lado a coleção começou em 1998, com a recolha com o objetivo de conservar e preservar um patrimônio histórico.

Museu da Eletricidade e o Museu de Arte Arquitetura e tecnologia (MAAT)

O Museu da Eletricidade é parte integrante do Museu de Arte Arquitetura e tecnologia (MAAT).

Inaugurado em 2016 no contexto cultural assumida pela Fundação EDP, com o propósito de promover um discurso crítico e prático criativo.

Com o propósito de novos entendimentos sobre o presente histórico com compromisso para um futuro comum. O museu abrange uma área total de 38 mil metros quadrados, dessa forma inclui a Central Tejo, o MAAT e a sede da EDP.

Foto: Flavia Tulio @viagemedescobertas

Como Chegar ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Situado em frente a ribeirinha numa zona histórica de Belém, em Lisboa, a melhor forma de chegar até lá é através  dos transportes públicos. Pode também utilizar o autocarro (ônibus), comboio (trem), barco ou elétrico.

Autocarro: 728/714/727/729/751

Elétrico: 15E ou 18E

Comboio: Linha de Cascais – Estação de Belém

Barco: Estação Fluvial de Belém.

Museu da Eletricidade → Portugal

 

Para os amantes de arte contemporânea, irá com certeza visitar o MAAT, de uma arquitetura moderna e com uma vista incrível para o Rio Tejo.

Dessa forma separe um dia na sua agenda para passear nessa região, além de visitar o museu, poderá conhecer o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e outros pontos turísticos que ficam bem próximos.

Sem dúvida, o horário ideal para visitar a região é no fim da tarde. Com o intuito de observar a noite e aproveitar de um pôr-do-sol espetacular refletindo no Rio Tejo e registrar fotos incríveis.

Conheça outros Lugares em Portugal

1 – Boca do Inferno Cascais

Um lugar maravilhoso encantador é a Boca do Inferno em Cascais – Portugal, dessa maneira atraí turistas do mundo todo devido ao seu Ambiente Natural onde as rochas recebem as ondas do Oceano Atlântico.

2 – Praia da Rainha em Cascais

Situando na história, D. Maria Pia, esposa de D. Luiz I só frequentava essa praia porque trazia seus filhos os príncipes D. Afonso e D. Carlos para aqui nadarem. 

Trabalhar em Casa com a Família

Nesse momento nossa família está começando a trabalhar em casa, conhecemos vários Métodos pela internet e começamos a estudar sobre cada um deles. Dessa forma criamos estratégias para alcançar nossas metas, de proporcionar aos nossos seguidores uma Viagem e Descobertas pelo mundo. Por fim trabalhar pela internet não é uma tarefa fácil como todos pensam, porque demanda tempo e dedicação.

Dicas de Viagem e Descobertas no Youtube!

Está gostando do nosso artigo? Então aproveite para visitar nosso canal no Youtube. Tem vídeos incríveis de Portugal, com dicas para te ajudar a planejar sua viagem dos sonhos. Logo depois pode se inscrever no canal ou CLICA NA IMAGEM para ver a nossa playlist. Assista agora:

Mais informações: https://www.maat.pt/

Até a Próxima Viagem e Descobertas!