PortugalVIAGEM

Castelo de Ourém → Portugal

O Castelo de Ourém Portugal é uma obra do século XII, amuralhado, com ocupação humana desde a pré-história. De acordo com a história foi construído no alto da colina estrategicamente. Afinal desenvolveu no período medieval um sistema militar e religioso.

Localizado no concelho de Ourém, distrito de Santarém em Portugal esse Castelo também é conhecido como Paço dos Condes de Ourém. De fato é considerado um dos Mais Belos Castelos Portugueses.

Antes de tudo sua estrutura foi importante para a povoação do burgo na Idade Média. Sua torres estão nos ângulos certos, localizado estrategicamente no centro do país.

Castelo de Ourém em Portugal
Castelo de Ourém em Portugal

A Conquista do Castelo

Dessa forma o formato do Castelo é triangular, e atrás das torres ficava a residência dos Condes onde havia comunicação com os baluartes das duas torres. Assim sendo esse castelo se ergue no topo de uma colina, a 330 metros acima do nível do mar. Encontra-se aqui uma construção remota ao século XII, território conquistado dos árabes pelo Rei D. Afonso Henriques em 1136.

A Lenda do nome de Ourém

De acordo com os historiadores o nome da vila de Ourém se deve a uma moura que se apaixonou por um cavaleiro cristão. Que em seguida se converteu ao cristianismo e adotou o nome Oureana, antes disso tinha o nome de Abdegas.

No entanto esse fato foi comprovado pela carta foral concedida em 1180 quando D.Teresa filha de D. Afonso Henriques, escreveu que Auren antes se chamava Abdegas.

>> CLICA NA IMAGEM << e conheça nosso Instagram e curta mais VIAGEM E DESCOBERTAS!

A História do Castelo de Ourém

Logo após a conquista definitivamente dos mouros em 1136, D. Afonso Henriques doou a sua filha D. Teresa (Matilde), integrando-o a um domínio cristão.

Em meados do século XV, as muralhas são rasgadas para edificação do Paço, até ser destruído por completo no terremoto de 1755. Assim entrou em degradação agravado pelas invasões francesas, no início do século XIX.

Em 1910 foi contemplado no primeiro documento nacional de classificação de estruturas antigas como Monumentos Nacionais, devido a sua importância histórica. 

Na década de trinta do século passado até os anos oitenta, foi objeto de obras de restauro e valorização. De fato somente em 2004 o Castelo passou a ser apenas um marco histórico e turístico.

O Castelo e seus diferentes Donos

A Vila de Ourém regressou a Coroa no ano 1200, em 1217 Afonso II de Portugal confirmou o foral outorgado pela infanta à vila em 1180.

Sancho II doou a Ourém a sua esposa D. Mécia Lopes de Haro (1242), eles eram primos e assim preocupados como seria o futuro do governo, D. Afonso junto com Raimundo raptaram a rainha, e ela foi aprisionada no Castelo de Ourém.

Sancho sentiu-se humilhado, se recolheu ao exílio em Toledo, onde veio a falecer no ano 1248, não citou a esposa em testamento. D Mécia se retirou para Castela, foi intitulada até a morte como rainha de Portugal, assim a vila de Ourém retorna a posse da Coroa.

Dinis I de Portugal em 1282 doou a vila e o castelo para sua esposa Isabel de Aragão, que passou a ser o patrimônio da Casa das Rainhas.

Em 1299 diante do fraco povoamento, doado a Martim Lourenço para povoar, mas em 1315 retornou a Coroa.

Pedro I de Portugal doou Ourém a D. Brites (Beatriz) de Castela em 1357, após o falecimento foi doada a D. João Afonso, conde de Barcelos.

No reinado de Fernando I de Portugal, por volta de 1370 o termo vila foi elevado a condado. Em 1384 Ourém e o castelo foram conquistados pelas forças do Mestre de Avis.

E a história de mudança de donos perdurou por muitos anos, e historicamente ficou registrado como um Castelo que teve uma relevância histórica desse país.

Outros donos, herdeiros, retorno a coroa, e por fim chega o grande dia de retornar as mãos do governo – Portugal.

Dentro do Castelo de Ourém

No ano de 1541 foi instalado no interior das muralhas do castelo uma Misericórdia, supondo que também tinha existido ali uma sinagoga, para entrar na muralha há duas portas, uma no Sul chamada Santarém, e no Norte chamada Villa.

Dentro das muralhas encontramos praças, ruas estreitas, calçadas nos tempos medievais, o casario branco, monumentos, e um pouco da história no passado em um relevo nacional.

Mais um lugar encantador que encontramos em Portugal, que nos mostra como o país guarda em seu patrimônio cultural rico em histórias e monumentos que nos remetem a viajar no tempo.

Conheça outros Lugares em Portugal

Boca do Inferno Cascais

Um lugar maravilhoso encantador é a Boca do Inferno em Cascais – Portugal, dessa maneira atraí turistas do mundo todo devido ao seu Ambiente Natural onde as rochas recebem as ondas do Oceano Atlântico.

Praia da Rainha em Cascais

Situando na história, D. Maria Pia, esposa de D. Luiz I só frequentava essa praia porque trazia seus filhos os príncipes D. Afonso e D. Carlos para aqui nadarem. 

Trabalhar em Casa com a Família

Nesse momento nossa família está começando a trabalhar em casa, conhecemos vários Métodos pela internet e começamos a estudar sobre cada um deles. Dessa forma criamos estratégias para alcançar nossas metas, de proporcionar aos nossos seguidores uma Viagem e Descobertas pelo mundo. Por fim trabalhar pela internet não é uma tarefa fácil como todos pensam, porque demanda tempo e dedicação.

Dicas de Viagem e Descobertas no Youtube!

Está gostando do nosso artigo? Então aproveite para visitar nosso canal no Youtube. Tem vídeos incríveis de Portugal, com dicas para te ajudar a planejar sua viagem dos sonhos. Logo depois pode se inscrever no canal ou CLICA NA IMAGEM para ver a nossa playlist. Assista agora:

Fonte das informações e fotos: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69874/

Até próxima Viagem e Descobertas!