CuriosidadesPortugalVIAGEM

Descobertas de Portugal → Ilhas

Todo mundo sabe que Portugal teve os navegadores mais conhecidos no decorrer da história, o que poucos conhecem são as descobertas de ilhas nessas viagens.

Como dizia Camões: “E se mais mundo houvera, lá chegara”.

O Tratado que favoreceu Portugal 

A princípio eram imensos os locais que os portugueses descobriam durante as suas viagens pelo mundo. Com toda certeza viraram sua colônia, e outras somente descobriu deixando sua marca portuguesa.

No Tratado de Tordesilhas, o mundo foi dividido entre Portugal e Espanha, seu limite favorecia a colonização de vários territórios aos portugueses. Dessa forma as navegações foram ganhando mais habilidades e confiança.

>> CLICA NA IMAGEM << e conheça nosso Instagram e curta mais VIAGEM E DESCOBERTAS!

Descobertas de Portugal → Ilhas 

Assim sendo de acordo com registros históricos, as descobertas de Portugal são imensas, mas os que poucos conhecem foram as Ilhas. Desse modelo aumentando seu poder e riqueza através das navegações pelo mundo oceânico. 

1 – Ilha Maurícia: parte sul de África

Descoberta em 1505, mas não foi colonizado pelo reino de Portugal. Em 1598 ficou nas mãos do Império Holandês, depois foi colônia francesa durante o século XVIII, e em 1814 os britânicos apoderaram-se da ilha. No ano de 1968 o país tornou-se independente do governo inglês, mas foi só em 1991 que se tornou numa república oficial.

2 – Austrália: na Oceania

Os navegadores portugueses foram os primeiros contatos europeus com o continente do Sul, embora não tenha registros sobre esta viagem nos arquivos históricos de Portugal. O que eles tem de evidência é que foram descobertos dois canhões portugueses afundados ao largo da baía de Broome – Austrália. De acordo com os historiadores pela tipologia das peças de artilharia indicam fabricação portuguesa, podendo ser datadas entre os anos de 1475 e 1525.

Londres Bow, Austrália, Ótima Estrada Oceânica, Oceano

3 – Ilhas Comores: na África Oriental

Descobertas em 1505, embora era uma rota usada pelos árabes para troca de escravos e marfim. Mas os portugueses fizeram uma rápida visita. Logo em seguida a Ilha se tornou colônia francesa, a partir século XIX diminuindo a presença da França, o país se torna independente em 1975.

4 – Ilhas Molucas: na Indonésia

Em 1511 houve uma expedição portuguesa que obteve sucesso. Assim que chegaram nessa ilha, ficaram durante um mês enchendo as embarcações com especiarias raras para a altura, como a noz moscada e o cravinho. A saber que um dos segredos mais guardados do comércio oriental eram suas especiarias.

5 – Sri Lanka: ao sul da Índia

Descoberta em 1505, primeiramente encontrou a ilha envolvida numa guerra civil e seus habitantes totalmente incapazes de se defenderem perante uma força organizada. Mas no ano de 1602 houve a chegada do Império Holandês, guerras se iniciam em 1638, e no ano de 1660 o Império Holandês controla por total a ilha.

Sigiriya, Sri Lanka, Dambulla, Montanha, Unesco

6 – Ilha de Espiritu Santo: Vanuatu

Com toda certeza uma das nações menos conhecidas perdidas no Oceano Pacifico, que no total são 82 ilhas, formam o país de Vanuatu. Assim sendo sua descoberta foi em 1606 pelos portugueses, como achavam que era um continente, chamou à primeira ilha que avistou de Espiritu Santo (“Espírito Santo”).

Antes de tudo não houve muito interesse, e caiu no esquecimento, quando em 1768 chega uma expedição francesa. Atualmente Vanuatu é um país pacifico e tem 113 línguas distintas e inúmeros dialetos, tornando-se num dos países com mais diversidade cultural no mundo.

7 – Maldivas: no Oceano Índico

Ocupado pelos portugueses entre 1558 a 1573, por 15 anos administravam a partir de sua colônia principal de Goa. Atualmente é um país constituído por 1.196 ilhas, das quais apenas 203 são habitadas, localizado no Oceano Índico.

Maldivas, Trópicos, Tropical, Vista Aérea

8 – Madagáscar: na África

É a maior ilha do mundo, descoberta em 1500 por uma expedição, já século XVI os portugueses, os franceses e os holandeses tentaram tornar a ilha numa colônia, mas nenhuma das potências marítimas teve sucesso. Os piratas controlaram durante um tempo a ilha, até os franceses conseguirem colonizar a ilha, no final do século XIX.
Tornou-se finalmente independente em 1960.

9 – Tristão da Cunha: no sul do Oceano Atlântico

Sua descoberta foi em 1506 pelo português Tristão da Cunha, devido a ilha ser a mais isolada do mundo, eles não conseguiram atracar, os seus imensos penhascos rodeavam a ilha. Atualmente é uma colônia britânica, assim como as ilhas de Ascensão e de Santa Helena.

10 – Ilha de Santa Helena: no meio do Oceano Atlântico

Outra ilha isolada do mundo, descoberta em 1501 e seu primeiro habitante permanente na ilha foi o soldado português Fernão Lopes, que viveu isolado de 1515 a 1545.
Portugal não chegou a colonizar a de Santa Helena, acabando no século XIX, a ser ocupada pela marinha britânica.
Foi também nesta ilha que Napoleão Bonaparte veio a falecer durante o seu exílio.

11 – Papua-Nova Guiné

Descoberta em 1511 pelos portugueses, e após alguns anos desembarcaram vários exploradores de outros países e a ilha acabou por ser dividida em três partes: a Alemanha ficou com o território a norte, as terras a ocidente pertenciam à Holanda e a zona do sul era britânica.

Em 1906 os britânicos entregam para a Austrália, com a derrota da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial que a sua parte passou também para a administração australiana. As partes a norte e a sul fundiram-se numa só e constituíram um novo país com o nome de Papua-Nova Guiné em 1971.

Uma viagem e descoberta nas histórias da navegação desse país que ficou conhecido por suas aventuras pelos oceanos, Portugal em suas caravelas atravessaram o mundo conquistando territórios e trazendo riquezas, em suas descobertas.

Conheça outros Lugares em Portugal

Boca do Inferno Cascais

Um lugar maravilhoso encantador é a Boca do Inferno em Cascais – Portugal, dessa maneira atraí turistas do mundo todo devido ao seu Ambiente Natural onde as rochas recebem as ondas do Oceano Atlântico.

Praia da Rainha em Cascais

Situando na história, D. Maria Pia, esposa de D. Luiz I só frequentava essa praia porque trazia seus filhos os príncipes D. Afonso e D. Carlos para aqui nadarem. 

Trabalhar em Casa com a Família

Nesse momento nossa família está começando a trabalhar em casa, conhecemos vários Métodos pela internet e começamos a estudar sobre cada um deles. Dessa forma criamos estratégias para alcançar nossas metas, de proporcionar aos nossos seguidores uma Viagem e Descobertas pelo mundo. Por fim trabalhar pela internet não é uma tarefa fácil como todos pensam, porque demanda tempo e dedicação.

Dicas de Viagem e Descobertas no Youtube!

Está gostando do nosso artigo? Então aproveite para visitar nosso canal no Youtube. Tem vídeos incríveis de Portugal, com dicas para te ajudar a planejar sua viagem dos sonhos. Logo depois pode se inscrever no canal ou CLICA NA IMAGEM para ver a nossa playlist. Assista agora:

Até a Próxima Viagem e Descobertas!