PortugalVIAGEM

Ilhas Berlengas em Portugal → Reserva Natural

Berlengas em Portugal é o nome do arquipélago que é constituído por três ilhas. A saber ficam localizadas cerca de 10 km a oeste de Peniche em Leiria. Entretanto na época essas ilhas tinham uma função costeira. 

Desde 1981 as Ilhas Berlengas Portugal é uma reserva natural portuguesas mais visitada no país. Além disso essas três ilhas são conhecidas como o paraíso Português em Portugal.

Ilhas Berlengas em Portugal → Reserva Natural
Ilhas Berlengas em Portugal → Reserva Natural

Antes de tudo sua função de defesa costeira se manteve até o século XIX, com um papel principal na Guerra Peninsular, nas invasões napoleônicas. De acordo com a história já foi prisão, com especial destaque para o período do Estado Novo, que mantiveram os presos políticos.

O conjunto de ilhas, apresenta um clima Mediterrâneo e Atlântico dando origem a um ecossistema único no mundo. Desse modo é composto de três ilhas: Berlenga Grande,  as Estelas e os Farilhões.

A ilha de Berlenga Grande é a única habitável no arquipélago, com 1.5 km comprimento e 800 m de largura. Antes de mais nada é a única que pode ser visitada.

Entretanto é bem antiga, assinalada pelos geógrafos Romanos como a ilha de Saturno. Assim sendo foi visitada por navegadores Muçulmanos, Normandos, corsários Franceses e Ingleses.

O que fazer nas Ilhas Berlengas

Com o intuito de visitar as Ilhas Berlengas, bem como conhecer alguns pontos turísticos, segue algumas sugestões do que poderá fazer por lá:

Fortaleza de Berlengas

A Fortaleza de Berlengas, ou o Forte de São João Baptista, foi originalmente construída em 1513, por ordem de D. João IV. Com toda certeza foi construído  para defesa efetiva de frequentes ataques piratas e corsários. Dessa forma essa Fortaleza foi construída sobre um ilhéu*, junto à enseada da ilha, com uma ligação feita de alvenaria.

Logo após passar por uma reforma em meados do século XX, as suas características de construção original foram mantidas.

Para chegar a Fortaleza é necessário descer uma escadaria enorme, mas a paisagem é tão linda que vale a pena o esforço. A ponte que separa o ilhéu da enseada é acompanhada por uma água cristalina de tonalidade azul.

*Ilhéu é uma pequena ilha, e dessa forma para adaptar a morfologia, sua planta é octagonal irregular.*

>> CLICA NA IMAGEM << e conheça nosso Instagram e curta mais VIAGEM E DESCOBERTAS!

Farol do Duque de Bragança

Conhecido como Farol da Berlenga, esse farol foi construído em 1840 no ponto mais alto da ilha. De acordo com os historiadores era para controle das rotas dos navegadores.

Uma curiosidade é que esse farol funciona desde 2001 com energia solar. Dessa forma sua torre tem um formato quadrangular e pode ser vista a 3 Km de distância.

Farol do Duque de Bragança

Praia do Carreiro do Mosteiro

As praias do arquipélago possuem uma beleza exorbitante, como resultado a mais visitada delas é a Praia do Carreiro do Mosteiro. Destacando a parte mais impressionante dessas ilhas, é a natureza com toda certeza, praticamente intocável. 

Acima de tudo se pensa em visitar o local lembre-se que as praias são impressionantes. Mas não se esqueça de levar uma câmera fotográfica ou o celular para registrar momentos únicos.

Penhasco em Berlengas

Para chegar ao Penhasco em Berlengas você vai passar por uma trilha com aproximadamente 1 Km saindo do porto, mas deves tomar alguns cuidados, mas a caminhada compensa tudo.

A vista é incrível, com as cores azuis do mar e o contraste com a luz do sol no céu deslumbrante, a paisagem se torna digna de um filme. Cada cantinho merece ser registrado.

Mergulhar nas Ilhas

Os mais aventureiros, que se interessam por realizar um mergulho na Ilha das Berlengas, ficam apaixonados pelas belas paisagens. Os pontos mais altos na ilha são mais favoráveis ao mergulho, e ainda existem algumas embarcações vítimas de naufrágios espalhadas pela Ilha, o que atrai os amantes de história e navegações.

Definitivamente um mergulho equipado é algo que você deverá fazer ao visitar o Arquipélago das Berlengas.

Passeio de Barco

A ilha é linda, as praias aconchegantes mas o que realmente me surpreendeu foram as cavernas. Então, se você quer um conselho, não saia de lá sem fazer o passeio de barco com fundo transparente ao redor da ilha. O passeio é curto, cerca de 30 minutos, mas é bem bacana pois você poderá ver a ilha e a fortificação de um ângulo totalmente diferente. Além disto, o barco entra em algumas grutas e a cor da água é algo realmente magnífico.

A História das Ilhas Berlengas

História da Fortaleza

No reinado de Manuel I de Portugal (1495-1521) esse terá ordenado a construção de uma fortaleza no local (1502).

Em 1513, com o apoio da rainha D. Leonor de Áustria, monges da Ordem de São Jerônimo ali se estabeleceram, com o propósito de oferecer auxílio à navegação. Enfrentando dificuldades, a rainha D. Catarina [de Áustria], esposa de João III de Portugal (1521-1557) extinguiu o mosteiro em Berlenga e mudou os seus frades para o Vale Bem Feito, nas imediações de Óbidos.

No reinado de Sebastião I de Portugal (1554-1578), o primitivo forte manuelino terá sido restaurado. Na Guerra da Restauração da Independência portuguesa (1640-1668),  D. João IV de Portugal determina a demolição das ruínas do mosteiro e reaproveita suas pedras na construção de uma nova fortificação.

História da Fortaleza

Tentativa de rapto da Rainha em Portugal

Em 1666 o forte entrou em combate, defendendo-se. O casamento de Afonso VI de Portugal (1656-1667) com a princesa D. Maria Francisca Isabel de Saboia, da França foi feito por procuração. Constava na época na Corte de França, que os espanhóis ainda em guerra com Portugal, estavam se preparando para aprisionar a nova rainha durante sua viagem para Lisboa. A esquadra espanhola chegando nessa ilha, não conseguiria cumprir a sua missão, foi afundada diante das Berlengas.

Guerra Peninsular e a Ilha

Utilizada como base de apoio, na Guerra Peninsular (1808-1814) pelas forças inglesas, colabora com a população de Peniche, posteriormente saqueada pelos franceses em 1821. Já na Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), o forte encontrava-se em mãos dos partidários de Miguel I de Portugal. O forte sem valor militar, diante da evolução dos meios bélicos no século XIX, foi desartilhada (1847) e abandonada passando a ser utilizada como base de apoio para a pesca comercial.

Passagem de Pedra para o Forte

Como Chegar nas Ilhas Berlengas

A Ilha fica aproximadamente a 11 Km do Cabo Carvoeiro, em Peninche, primeiramente você precisa chegar em Peniche, existem duas formar de fazer isso (partindo de Lisboa):

  • Transporte público: em Lisboa dirija-se até Sete Rios e pegue o autocarro, que partem com intervalos de 1 hora ou 2 horas sendo que o primeiro sai ás 7:30 e o último ás 19:30. A viagem dura cerca de 1 hora e meia.
  • De carro: utilize a A8 e siga as indicações para chegar a cidade, o percurso de Lisboa até Peniche dura cerca de 1 hora.

Uma vez em Peniche, vá para a marina localizada ao lado da Fortaleza de Peniche e pegue um barco para a Ilha de Berlenga. Seu trajeto tem duração de mais ou menos 50 minutos.

Conheça outros Lugares em Portugal

Boca do Inferno Cascais

Um lugar maravilhoso encantador é a Boca do Inferno em Cascais – Portugal, dessa maneira atraí turistas do mundo todo devido ao seu Ambiente Natural onde as rochas recebem as ondas do Oceano Atlântico.

Praia da Rainha em Cascais

Situando na história, D. Maria Pia, esposa de D. Luiz I só frequentava essa praia porque trazia seus filhos os príncipes D. Afonso e D. Carlos para aqui nadarem. 

Trabalhar em Casa com a Família

Nesse momento nossa família está começando a trabalhar em casa, conhecemos vários Métodos pela internet e começamos a estudar sobre cada um deles. Dessa forma criamos estratégias para alcançar nossas metas, de proporcionar aos nossos seguidores uma Viagem e Descobertas pelo mundo. Por fim trabalhar pela internet não é uma tarefa fácil como todos pensam, porque demanda tempo e dedicação.

Dicas de Viagem e Descobertas no Youtube!

Está gostando do nosso artigo? Então aproveite para visitar nosso canal no Youtube. Tem vídeos incríveis de Portugal, com dicas para te ajudar a planejar sua viagem dos sonhos. Logo depois pode se inscrever no canal ou CLICA NA IMAGEM para ver a nossa playlist. Assista agora:

Até a Próxima Viagem e Descobertas!