HistóriasNOTÍCIAS

Independência do Brasil de Portugal → Mundo

Essa é a História da Independência do Brasil que deixou de ser colônia de Portugal no dia 7 de setembro de 1822 logo depois que D. Pedro I declarou: Independência ou Morte.

 

Brasil - Independência
Brasil – Independência

Neste momento estamos morando em Portugal, assim sendo me fez lembrar da época do Descobrimento e dessa forma resolvi falar um pouco sobre como foi essa trajetória. Com toda certeza lembrarmos desta data tão querida para nosso amado Brasil.

Independência do Brasil de Portugal → Mundo

O dia 7 de setembro comemora-se a Independência do Brasil, onde o nosso querido país deixou de ser colônia de Portugal. 

Foi uma grande conquista ter a nossa tão desejada soberania, porque a partir desta data fizemos nossas leis e definimos o caminho de uma nação livre, mesmo em circunstâncias não favoráveis para nós brasileiros.

D Pedro I - Portugal / Brasil
D Pedro I – Portugal / Brasil

O Imperador do Brasil 

No ano de 1822, o Brasil declara a sua independência de Portugal, subindo ao trono como Primeiro Imperador D. Pedro, filho de D. João VI de Portugal.

>> CLICA NA IMAGEM << e conheça nosso Instagram e curta mais VIAGEM E DESCOBERTAS!

A Trajetória para ser independente

Dessa forma conta-se que o processo para o Brasil se tornar independente se iniciou muito antes desta data, foi quando a corte resolveu viajar e se instalar em 1808 por aqui, fazendo grandes mudanças em relação a sua colônia. Ao mesmo tempo contribuindo para seu desenvolvimento comercial, econômica, abrindo portas para que esse processo acontecesse.

De acordo com a história em 1815, D. João VI, decretou o Brasil como parte do Reino Unido de Portugal, deixava-se de ser colônia e agora era parte integrante de Portugal, muitos problemas começaram.

Em 1821, devido alguns fatos relevantes, a corte viaja de volta para Portugal, e D. Pedro fica no país como Príncipe Regente, assume o lugar de seu pai, e sendo pressionado pelas Cortes de Lisboa, que querem que o Brasil seja reduzido a colônia, D. João VI ordena o retorno de seu filho a Portugal.

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil
Bandeira de Portugal
Bandeira de Portugal

Em janeiro de 1822, quando D. Pedro se recusa e fica um frase marcante em nossa nação: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, criando o Dia do Fico.

O herdeiro então toma várias iniciativas sociais, econômicas e militares, instalando a Assembleia Constituinte, onde o próprio tinha toda autonomia, iniciando um desligamento da coroa portuguesa.

Como tinha o apoio da elite brasileira, que não queria que o país continuasse com a condição de colônia, era mais fácil aprovar suas leis.

São Paulo - Brasil
São Paulo – Brasil

A Carta mais esperada

Quando foi viajar do estado de Minas Gerais a São Paulo, recebe uma carta de Portugal onde eram anuladas suas decisões na Assembleia Constituinte, e exigia seu regresso imediatamente. Carta essa que que fez uma longa viagem e foi recebida as margens do riacho do Ipiranga, que fica no centro da atual cidade de São Paulo.

O Grito do Ipiranga

D. Pedro desembainhou a sua espada e gritou: “ Independência ou Morte!”, e com este grito estava a dizer que o Brasil não seria mais colônia portuguesa, fica registrado: “O Grito do Ipiranga”.

A Coroa
A Coroa

É declarado Imperador do Brasil em dezembro de 1822, devido a momentos difíceis com o domínio português, onde havia um movimento republicano tentando separar o Brasil de algumas regiões, para se tornar uma república autônoma, mas a monarquia saiu vitoriosa e manteve sua integridade territorial.

 

Somente em 1825, Portugal reconheceu Brasil independente, após um pagamento alto, começando assim nosso empréstimo com a Inglaterra. No ano de 1831, D. Pedro teve que abdicar do trono, regressando para Portugal para lutar contra o regime absolutista de D. Miguel e ocupando o trono como D. Pedro IV.

 

O Retorno de um Rei 

Com a sua viagem para Europa, deixa seu filho D. Pedro II de 5 anos como Imperador do Brasil.

Em 24 de setembro de 1834, D. Pedro, Duque de Bragança morre no quarto D. Quixote do Palácio de Queluz, o mesmo onde nascera, tinha somente 35 anos, foi uma vida muito breve, mais intensa.

O site do Palácio Nacional de Queluz conta a história de D. Pedro desde seu nascimento até a sua morte através de Biografia Cronológica e uma vida em Retratos. (1798-1834).

Palácio de Queluz - Portugal
Palácio de Queluz – Portugal

Nesse site tem a cronologia da família Bragança, vale a pena conferir > http://dpedroiv.pt/cronologia

Conheça outros Lugares em Portugal

Praça do Comércio em Lisboa

A Praça do Comércio Lisboa – Portugal é um lugar único, onde muitos fatos históricos aconteceram e além disso por dois séculos foi local do Palácio dos Reis de Portugal. De acordo com os números atuais essa Praça é uma das maiores praças da Europa, com 36 mil m².

Torre de Belém em Portugal

A Torre de Belém foi construída entre 1514 a 1520 no reinado de D.Manuel I com a função de defesa através do Rio Tejo em  Portugal. Primeiramente essa Torre era totalmente rodeada por água e com o passar dos anos a areia envolveu-a ligando-a à terra.

Trabalhar em Casa com a Família

Nesse momento nossa família está começando a trabalhar em casa, conhecemos vários Métodos pela internet e começamos a estudar sobre cada um deles. Dessa forma criamos estratégias para alcançar nossas metas, de proporcionar aos nossos seguidores uma Viagem e Descobertas pelo mundo. Por fim trabalhar pela internet não é uma tarefa fácil como todos pensam, porque demanda tempo e dedicação.

Dicas de Viagem e Descobertas no Youtube!

Está gostando do nosso artigo? Então aproveite para visitar nosso canal no Youtube. Tem vídeos incríveis de Portugal, com dicas para te ajudar a planejar sua viagem dos sonhos. Logo depois pode se inscrever no canal ou CLICA N A IMAGEM para ver a nossa playlist. Assista agora:

Até a Próxima Viagem e Descobertas!

One thought on “Independência do Brasil de Portugal → Mundo

Fechado para comentários.