EuropaPortugalVIAGEM

Palácio de Queluz em Sintra → Portugal

O Palácio de Queluz em Portugal está localizado na cidade do mesmo nome em Sintra, foi construído no século XVIII. A saber foi residência e palco de diversos momentos históricos para três gerações de Reis da Dinastia de Bragança.

Palácio de Queluz em Sintra Portugal
Palácio de Queluz em Sintra Portugal

Palácio de Queluz em Sintra Portugal

O Palácio Real de Queluz, também é chamado de Palácio Nacional. Ele é do século XVIII, antes de mais nada é um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa.

Dessa forma em 1747 o Infante D. Pedro, futuro D. Pedro III por casamento com sua sobrinha D. Maria I mandou construir esse Palácio em Queluz – Portugal.

>> CLICA NA IMAGEM << e conheça nosso Instagram e curta mais VIAGEM E DESCOBERTAS!

Em primeiro lugar é um imóvel imponente, recanto de verão para D. Pedro de Bragança. De acordo com a história foi um discreto lugar de encarceramento para a rainha D. Maria I, enquanto demente, Logo em seguida também após a morte de D. Pedro no ano de 1786.

Residência Oficial até partida para o Brasil

O incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz em Sintra Portugal tornou-se a residência oficial do Príncipe Regente português, o futuro D. João VI e de sua família. Permaneceu assim até à fuga da Família Real para o Brasil, em 1807, devido às Invasões Francesas.

Com toda certeza também ficou conhecido como “Versailles Português”, mesmo sendo menor, devido ao seu jardim ter uma característica bem parecido com o oficial. Logo após um grave incêndio ocorrido em 1934, o qual destruiu o seu interior, o monumento foi extensivamente restaurado e, hoje, encontra-se aberto ao público.

O interior do Palácio de Queluz

No entanto uma das alas do Palácio de Queluz, o Pavilhão de Dona Maria, foi construído entre 1785 e 1792 pelo arquitecto Manuel Caetano de Sousa. Na atualidade atualidade é um quarto de hóspedes exclusivo para chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Através da cenográfica Escadaria dos Leões acede-se ao monumental Canal de Azulejos, extenso lago artificial. Dessa forma é decorado com grandes painéis de azulejos representando portos de mar e cenas galantes. Com o propósito que permitia aos membros da Família Real passearem de gôndola enquanto ouviam música.

Retorno do Brasil para Portugal

D. João VI e a Corte regressaram a Portugal em 1821, mas Queluz só volta a ser habitado, em regime de semiexílio, pela rainha D. Carlota Joaquina acompanhada pela cunhada infanta D. Maria Francisca Benedita (1746-1829).

Também D. Miguel (1802-1866) habita o Palácio de Queluz, enquanto rei e durante o período sangrento das guerras fratricidas que o opuseram a D. Pedro IV (1798-1834), primeiro Imperador do Brasil.

Ao mesmo tempo aqui D. Pedro IV o primeiro monarca constitucional português, morre nesse mesmo Palácio precocemente vítima de tuberculose. E foi no mesmo quarto – o chamado Quarto D. Quixote – onde havia nascido 36 anos antes.

A Corte em Queluz

Logo em seguida em 1957 o Pavilhão D. Maria passou a ter funções de residência dos Chefes de Estado estrangeiros em visita oficial a Portugal.

Nos jardins do Palácio Nacional de Queluz foi sediada a Escola Portuguesa de Arte Equestre. Fundada em 1979 com a finalidade de promover o ensino, a prática e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa.

Desse modelo o Palácio Nacional de Queluz foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e integra-se na Rede de Residências Reais Europeias desde 2013.

Em resumo nos atualmente podemos visitar os recantos do Palácio de Queluz. Desse modo ouvir a sua história, ver pessoas de outra época, ouvir cantar, tocar e dançar músicas de setecentos.

Curiosidades Históricas do Palácio

  • Em 12 de outubro de 1798, nasceu D. Pedro IV de Portugal (ou Pedro I do Brasil);
  • Com a partida dos reis para o Brasil, em 1807, grande parte do recheio do palácio foi despojado;
  • Em 24 de setembro de 1834, já como rei de Portugal, Pedro IV viria a falecer no mesmo quarto em que nascera;
  • Tem um espaço com jaulas de feras, construída em 1822 para alojar leoas, tigres, macacos e outros animais.

Vale a pena conhecer esse Palácio, as visitas são incríveis! 

Conheça outros Lugares em Portugal

Boca do Inferno Cascais

Um lugar maravilhoso encantador é a Boca do Inferno em Cascais – Portugal, dessa maneira atraí turistas do mundo todo devido ao seu Ambiente Natural onde as rochas recebem as ondas do Oceano Atlântico.

Praia da Rainha em Cascais

Situando na história, D. Maria Pia, esposa de D. Luiz I só frequentava essa praia porque trazia seus filhos os príncipes D. Afonso e D. Carlos para aqui nadarem. 

Trabalhar em Casa com a Família

Nesse momento nossa família está começando a trabalhar em casa, conhecemos vários Métodos pela internet e começamos a estudar sobre cada um deles. Dessa forma criamos estratégias para alcançar nossas metas, de proporcionar aos nossos seguidores uma Viagem e Descobertas pelo mundo. Por fim trabalhar pela internet não é uma tarefa fácil como todos pensam, porque demanda tempo e dedicação.

Dicas de Viagem e Descobertas no Youtube!

Está gostando do nosso artigo? Então aproveite para visitar nosso canal no Youtube. Tem vídeos incríveis de Portugal, com dicas para te ajudar a planejar sua viagem dos sonhos. Logo depois pode se inscrever no canal ou CLICA NA IMAGEM para ver a nossa playlist. Assista agora:

Fonte de pesquisa: http://www.sintraromantica.net/pt/monumentos/palacio-nacional-de-queluz

Até a Próxima Viagem e Descobertas!